domingo, 26 de junho de 2011

Segunda Noite do Festival de Parintins

*Equipe Boi do Povão (Lucas Oliveira e Bruno Guedes)
*Fotos: Site Band

Uma noite cheia de emoção. Assim poderia ser definida a segunda apresentação do Garantido no Festival de Parintins. Após a boa noite de sexta-feira, mas que ainda assim ficou faltando aquele "algo a mais" que é marca do Boi da Baixa do São José, nesse sábado não deixou faltar nada. Foi um rolo-compressor.

Já na abertura era possível ver que seria diferente da véspera. Apesar da forte chuva que caiu horas antes, a Galera, mais empolgada, cantava à plenos pulmões as toadas no aquecimento do Israel Paulain. Quando a Batucada começou a tocar, foram duas horas e meia de muita emoção. Os itens foram entrando em sequência e um destaque foi em comum em todas as aparições: Originalidade.


Foi justamente a maneira original de apresentar os itens que fez a diferença na noite do Garantido, junto da emoção. Destaque para a Lenda Amazônica do Boto Cor de Rosa, onde o Levantador Sebastião Junior, superando as críticas do ano passado, teve uma atuação histórica e interagiu com todos na arena, representando o personagem principal da lenda. Aliás, Sebastião fui um caso à parte. Além desse momento, em sua apresentação oficial para os jurados, cantou e tocou violão, levando a Galera Vermelha ao delírio e tomando de emoção a arena.

A Sinhazinha, com uma roupa diferente do habitual, encantou a todos com sua graça e novamente mostrou a originalidade do Boi Vermelho. Após ela, Tony Medeiros tirou versos provocativos com o Contrário e deixou todos enlouquecidos ao lembrar que o Amo rival esqueceu os versos na noite anterior.


Na toada "Miscigenação", todos na arena silenciaram e deixaram apenas a Galera cantando e pulando na arquibancadas, realizando, assim, um dos momentos mais lindos desse 46ª Festival de Parintins. Muitos não seguraram a emoção e foram as lágrimas, como integrantes da Batucada e a Cunhã-Poranga Tatiane Barros, que se despede nesse domingo do cargo.

As entradas da Porta-Estandarte e do Pajé também foram momentos marcantes na noite, contrastando com a fria apresentação da sexta-feira. Podemos dizer, na gíria popular, que o Garantido "sobrou" no sábado e levou a noite.

O Contrário já começava a se preparar a entrar na arena, mas todos ainda estavam embriagados com a forte noite do Boi do Povão.


Emoção e Originalidade, essas foram as marcas e o diferencial do Garantido!

Levantou: Sebastião Junior. Muito criticado ano passado, chegou nesse Festival disposto a calar as vozes contrárias e o fez. Foi o grande personagem dessa segunda noite, roubando para si a responsabilidade de ser o fio condutor da emoção do Garantido.

Desandou: O acabamento de algumas alegorias. Não estavam ruins, mas em algumas era possível ver até algumas partes com pintura deficiente, como na do Boto Cor de Rosa.


Um comentário: